05 de Dezembro de 2017

RISCO DE FECHAMENTO FAZ SANTA CASA PEDIR SOCORRO AOS VEREADORES

Na terça-feira, 05, ocorreu uma reunião entre a Câmara Municipal do Rio Grande, a diretoria da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande e o Conselho Municipal de Saúde a pedido da diretoria daquela Casa de Saúde sobre a situação financeira atual e a real possiblidade de fechamento de suas portas.

A direção da Santa Casa informou que depende do Estado e do Município para que possa prestar os serviços de saúde. Também foi mencionado que a direção já recebeu indicativo de greve e que os funcionários contratados via CLT estão com os salários em dia. Foi salientado que que caso não haja entrada de recursos financeiros a Santa Casa deixará de atender o público.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) informou que recebeu um documento contendo a comunicação de que a Santa Casa deverá. A partir do próximo dia 15 alterará o modo de atendimento, podendo inclusive não atender mais pelo Sistema único de Saúde (SUS). Comentou-se ainda que o CMS não recebeu nenhuma informação sobre a dificuldade financeira da Santa Casa.

O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, por sua vez, disse que o cenário da saúde atual é um dos mais complicados dos últimos anos. “Nós gestores municipais estamos aqui para sensibilizarmos os senhores para fortalecermos o SUS, inclusive fora do âmbito do município. Entendo que é necessário nos unirmos e irmos até a Secretaria de Estado de Saúde para sensibilizar o Governo do Estado para que as parcelas em atraso sejam regularizadas”, destacou Lemos.

O vereador Charles Saraiva, presidente do Legislativo Municipal informou que a Prefeitura Municipal tem cobrado os recursos que foram repassados durante o período de intervenção, mas ressaltou que em 2016, quando era presidente o vereador José Antônio da Silva – Repolhinho, foram repassados recursos a título de doação, porém, o Executivo Municipal pode descontar.

Como encaminhamento do encontro ficou acertado que a Câmara Municipal enviará convites para as câmaras e prefeituras dos 23 municípios que fazem parte da região atendida pela Santa Casa para participarem de uma reunião no próximo dia 15 no Cidec Sul da Universidade Federal do Rio Grande.

Esta data foi escolhida em função do encontro que ocorrerá entre os secretários municipais de saúde da região em comemoração aos 15 anos do Estratégia Saúde da Família.

05.12.17 – 17h06min.