06 de Abril de 2018

LEGISLATIVO HOMENAGEIA CENTENÁRIO DO COLÉGIO BOM JESUS – JOANA D’ARC

Na noite desta sexta-feira, 6, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma sessão especial alusiva aos 100 anos de fundação do Colégio Bom Jesus – Santa Joana d’Arc.

A vereadora Laura Fagundes – Laurinha (MDB), presidiu a sessão em virtude de o vereador Flávio Maciel, presidente estar cumprindo compromissos administrativos. Inicialmente, a vereadora Laurinha fez uma rápida explanação sobre a atuação da instituição de ensino e deu seguimento ao roteiro do evento.

Na sequência, o vereador Julio Cesar Pereira da Silva (MDB), proponente da honraria realizou uma abordagem histórica do colégio e lembrou várias pessoas que tiveram um trabalho importante, destacando a irmã Nair, que por muitos anos atuou como diretora. Agradeceu a presença do bispo dom Ricardo Hoepers, mencionando que era a segunda vez que se fazia presente no Legislativo Municipal.

O vereador Julio Cesar citou a aquisição do colégio pela Rede Bom Jesus, “trata-se de um grupo igualmente católico e que também tradição no ensino, ou seja, há mais de 120 anos. Quero desejar que Deus continue abençoando o colégio”, ressaltou o proponente Julio Cesar.

Rodrigou Goulart Lovato, diretor do Colégio Bom Jesus – Santa Joana d’Arc, agradeceu a homenagem e afirmou que vivia um momento emocionante e que atua com muito orgulho a frente de uma instituição centenária que valoriza o ensino, as famílias e parabenizou a todos que fazem e fizeram parte desta história. Falou da honra que era estar representando a instituição e na mesma esteira do proponente mencionou parte da história do Colégio Bom Jesus - Joana d’Arc.

Marilucia Gaspar Farias, presidente da associação das Ex-alunas do Joana d’Arc disse que a referência de sua vida é o colégio, “há 53 anos convivo lá, agradeço a irmã Nair por tudo que ela representou na vida, gostaria que ela estivesse aqui hoje. Sempre vou guardar com carinho o Joana d’Arc e os ensinamentos das irmãs”, enfatizou Marilucia.

A Irmã Angelina Reffatti disse que gostaria de expressar a alegria de estar participando da homenagem e agradeceu ao vereador Julio Cesar pela iniciativa. Falou da trajetória difícil e dar continuidade na gestão do colégio e revelou que as irmãs não mais conseguiam conduzi-lo e por isso, convidaram a Rede Bom Jesus para assumir a gestão.

O bispo diocesano dom Ricardo Hoepers mencionou que a sessão estava permeada por muita emoção. Afirmou que o Joana d’Arc cumpre a sua missão ao promover o ensino com responsabilidade, tendo um papel fundamental na transformação da humanidade através da educação. “desejo que tenham coragem, força e amor e que o Joana seja a luz neste mundo tão sombrio”, desejou Dom Ricardo.

Por sua vez, o prefeito Alexandre Lindenmeyer lembrou que foi aluno da primeira turma de homens e que sua mãe, irmãs e tias também foram alunas. “Eu poderia citar tantas pessoas que alcançaram sucesso e que passaram pelo Joana d’Arc. A formação dada vai no sentido de não apenas ser servido, mas também servir. Aproveito a oportunidade para reconhecer, como prefeito, em nome da comunidade, a importância do Joana e desejo vida longa, contribuindo para a formação de outros tantos jovens.

Finalizando a sessão especial, a vereadora Laurinha solicitou que o vereador Julio Cesar realizasse a entrega de um certificado e uma placa alusiva ao centenário do Colégio Bom Jesus – Joana d’Arc.

06.04.18 – 20h25min.