Camara do Rio Grande
Camara Rio Grande
Camara Rio Grande
TV Câmara - Assista ao vivo
Portal da Transparência
  Onde você está > Home > Sala de Imprensa > Notícias da Câmara

   Notícias da Câmara

Voltar


05 de Julho de 2018

LEGISLATIVO HOMENAGEOU 10 ANOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA PESCADORES

+A-A


Na tarde desta quinta-feira, 5, aconteceu um ato de homenagem no plenário da Câmara Municipal do Rio Grande pela passagem de 10 anos de atividades do Projeto Educação para Pescadores.

O vereador Rovam Castro (PT) foi o proponente e aproveitou a oportunidade para fazer um relato sobre o projeto e citou o trabalho destacado do coordenador Cícero Miranda e que a iniciativa se expandiu para o ensino fundamental e médio e para outras localidades.

Rovam enfatizou a parceria das Secretarias de Município da Pesca (SMP) e da Educação (SMED), Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS. “Trabalhar com respeito às culturas das localidades e dos educandos e educandas é importante para seja construída uma educação popular de qualidade. Sou entusiasta desse trabalho que tem rendido bons frutos”, salientou o vereador Rovam Castro.

O coordenador, Cicero Miranda agradeceu a homenagem e às diversas pessoas que contribuíram durante os 10 anos de atividades. Citou o excelente trabalho da EMEJA Paulo Freira e a parceria da Capitania dos Portos do RS, SMED, SMP, NEEJA e 18ª Coordenadoria Regional de Educação.

Carmen Tugne, diretora do NEEJA disse que o projeto modoficou a vida de muitas pessoas. Ela lembrou da formatura da primeira turma na Ilha da Torotama, quando então o secretário da Pesca, Jandir Martins (falecido) mencionava que o projeto só havia dado certo porque não tinha “pai, mãe, dono” e nem partido político, mas sim apenas parceiros. Ela destacou ainda a participação da Colônia de Pescadores Z-1, na pessoa do então presidente, Ilário Borges.

“A ideia inicial foi da Marinha, porque havia a necessidade de que os pescadores fossem alfabetizados para solicitarem a permissão de pesca e só deu certo em função da união de todos”, ressaltou Carmen Tugne.

Também estiveram presentes o secretário de município da Pesca, Cláudio Costa (representando o Executivo Municipal), os vereadores Luciano Gonçalves (PT), João da Barra (PRB), Andréa Dutra Westphal – Tia Déia (PATRI) e Filipe Branco (MDB), Roberta Pereira, colaboradora da PAIETS e outros convidados.

05.07.18 – 17h18min.

Por Roger Vaz





WD House

Câmara Municipal do Rio Grande - Rua General Vitorino, 441 - Centro - CEP: 96200-310 -Telefone: (53) 3233 8500