Camara do Rio Grande
Camara Rio Grande
Camara Rio Grande
TV Câmara - Assista ao vivo
Portal da Transparência
  Onde você está > Home > Sala de Imprensa > Notícias da Câmara

   Notícias da Câmara

Voltar


08 de Março de 2019

NOITE DE EMOÇÕES MARCOU SESSÃO ALUSIVA AO DIA DA MULHER

+A-A


A noite desta sexta-feira (8) foi marcada por muitas emoções durante a realização de uma sessão especial que homenageou o “Dia Internacional da Mulher”, conduzida pela primeira mulher presidente da Câmara Municipal, vereadora Andréa Westphal – tia Déia (PATRI).

Foi um evento diferente já na composição da mesa, a qual foi composta exclusivamente por mulheres. Além da vereadora Tia Déia também fizeram parte a primeira-dama do Município, Eunice Lindenmeyer; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande – Cleuza Maria Sobral Dias; a promotora de Justiça, Valdirene Jacobs, representando as Promotorias do Rio Grande; a Capitão de Corveta Jaira Ruas, representando o Comando do 5º Distrito Naval; a doutora Michele Gautério, representando a Subseção da OAB Rio Grande; a tenente Muniz, representando o Comando do 6º GAC; a 1º tenente Karolina Jorge, representando o Comando do Grupamento de Fuzileiros Navais; e a delegada Regional de Polícia, Lígia Furlanetto.

A presidente Andréa Westphal enalteceu a data e destacou que mesmo sendo um dia de celebração é preciso que as lutas enfrentadas ao longo do tempo pela mulher têm que ser lembrada. Assegurou que dentro de uma simplicidade aparente a sessão seria marcante para reafirmar a condição aguerrida e o incentivo da vontade de seguir na caminhada.

Tia Déia fez referência às muitas mulheres pioneiras, como as estivadoras, porém, mencionou que a partir de agora é preciso dar seguimento à ocupação dos espaços pelas mulheres. Ela também ponderou que outros eventos próprios para manifestações e discussões de temas relevantes sejam feitos através de audiências públicas, seminários ou outros.

Na sequência a vereadora Laura Fagundes – Laurinha (MDB) salientou que sua primeira palavra era no sentido de continuidade da luta e que o dia da mulher é todo dia. “Num país em somos maioria, este dia deveria ser feriado nacional para que se cultive o sentimento de respeito amplo e irrestrito à mulher”, ressaltou Laurinha.

Também usou a tribuna a vereadora professora Denise Marques (PT). Ela aproveitou para destacar a necessidade de continuar a construção de políticas públicas para o fortalecimento das ações em favor das mulheres. Denise relembrou os temas que foram tratados nos últimos 20 anos de realização do evento. No final de sua manifestação procedeu a leitura de um documento exarado pelo movimento de mulheres sobre a sessão deste ano.

O evento contou com a exibição um audiovisual produzido pela TV Câmara e com as participações das cantoras Gabriele Alves da Silva Vieira que cantou o Hino Nacional Brasileiro à capela e uma apresentação especial de violão e voz com Kerol de Oliveira Fernandes.

Também prestigiaram a sessão quase todos os vereadores; o 1º Tenente  Marcelo Rodrigues e as alunas-soldados do 6º BPM; a coordenadora Regional de Educação, Janete Cardoso Pinto; a procuradora do Município, Caroline Schlle Gomes; a presidente da URUMI, mãe Maria D’Oya; a pastora Ana Ferrão, representando o Conselho de Pastores Evangélicos do Rio Grande – Coperg; o reverendo Hamses Hartwig, representante do Conselho Nacional do Ensino Religioso e da Paróquia do Salvador; secretárias municipais; coordenadoras municipais; as ex-vereadoras Vera Barbosa e Delanyra Miranda das Neves Freitas (Nina); a diretora do Hospital Universitário, Sandra Brandão; Sayonara Daniel, representante do Conselho Tutelar; diretoras de escolas e entidades e representantes de conselhos municipais, coletivos, movimentos sociais, imprensa e homenageadas e convidadas especiais.

08.03.19 – 20h40min.

Por Roger Vaz





WD House

Câmara Municipal do Rio Grande - Rua General Vitorino, 441 - Centro - CEP: 96200-310 -Telefone: (53) 3233 8500