12 de Junho de 2019

QUADRO QUE RETRATA A FUNDAÇÃO DA CIDADE É DOADO PARA O LEGISLATIVO

A Câmara Municipal foi presenteada com um quadro na tarde da última terça-feira, 11. O presente foi doado pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande, professor João Lages, em nome de seu filho, Wagner Lages.

A obra original foi pintada por José de Francesco há 82 anos para a comemoração do bicentenário de fundação da cidade. Ela está armazenada na sala Silva Paes, no segundo andar da Bibliotheca Rio-grandense. Foram feitas duas réplicas para doar para os poderes executivo e legislativo, com o objetivo de dar mais visibilidade ao quadro.

A pintura representa o desembarque da comitiva militar portuguesa liderada pelo Brigadeiro José de Silva Paes, que ergueu o forte Jesus, Maria, José. A fortificação deu início à povoação do Rio Grande do Sul.

A entrega foi feita para a presidente do legislativo, vereadora Andréa Westphal, em seu gabinete.