10 de Outubro de 2019

CÂMARA MUNICIPAL COMEMORA ANIVERSÁRIO DA ESCOLA HELENA SMALL

Os 60 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small foram celebrados pelo legislativo na noite da última quarta-feira. A sessão especial, proposta pelo vereador André Lemes (PT), contou com a participação da comunidade escolar.

Em seu discurso, o proponente destacou a importância que a instituição teve na sua formação profissional. Quando era estudante de história na FURG, foi no Helena Small que André fez estágio de docência. Depois, ao ingressar no magistério municipal, André conta que assumiu como professor na escola, onde viveu os três primeiros anos de sua carreira e aprendeu a ser educador.

O vereador ressaltou que a comemoração serve para fazer um agradecimento público à escola pelo serviço prestado à comunidade riograndina. Lembrou, ainda, que o Helena foi a primeira instituição de ensino municipal a implantar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando ainda não se dava muita atenção para o tema. Para ele, o colégio oportuniza aos seus alunos uma caminhada segura e o exercício efetivo da cidadania por meio da educação.

A diretora da escola, Andréa Escovar, afirmou que falar da instituição é falar daquilo que a constitui, já que são 23 anos de trabalho na escola. Em seu pronunciamento, entretanto, ela disse que falaria em nome de todos aqueles que passaram pelo local nesses 60 anos.

Andréa destacou as inúmeras histórias, cheias de bagagem, que entram diariamente pelos portões da escola. Essas vidas, com seus desejos e objetivos, passam a fazer parte da vida dos educadores, que comemoram cada conquista e sofrem junto nas derrotas. “Fazer parte de uma escola é muito mais que classificar palavras, entender frações, soletrar fonemas, pesquisar afluentes de um rio, compreender história. É para além disso. É viver todos os dias as vidas que passam por nós”, declarou a gestora.

Ela agradeceu a equipe diretiva, os professores e funcionários da escola, responsáveis pela qualidade do Helena Small. Também disse se sentir orgulhosa por estar a frente de uma instituição que tem excelência em tudo que faz.

A solenidade contou, ainda, com o pronunciamento da representante dos estudantes, aluna do 9º ano Isabelle Madeira; da representante dos ex-alunos, Cláudia Toralles, da presidente do Círculo de Pais e Mestres, Rita de Cássia da Silva e da secretária de educação, Vanessa Pintanel.

Após, a estudante da pré-escola, Isabelly Almeida, e a ex-estudante e coreógrafa da Banda Marcial, Natalie Agostinho, fizeram uma apresentação cultural. Por fim, foram entregues homenagens à escola, à diretora Andréa e às vice-diretoras Bianca Canuso e Gicelda Toralles.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Edson Lopes (PT). Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes os vereadores Júlio César (MDB) e professora Denise Marques (PT); a coordenadora geral do Sinterg, Suzane Barros; o representante do Sindicato dos Professores da Furg (Aprofurg), Mario Junges e a superintendente administrativa da secretaria de educação, Luciane Amaral.

ESCOLA HELENA SMALL

Fundada em fevereiro de 1959, a instituição oferece educação infantil, ensino básico do 1º ao 9º e educação de jovens e adultos, do 6º ao 9º.  Atualmente, atende a 1034 alunos e possui 86 professores em sua equipe. A participação efetiva da família ocorre por meio do Círculo de Pais e Mestres. Além disso, a escola oferece atividades culturais aos estudantes, como a Banda Marcial e o grupo de teatro.