07 de Julho de 2017

ESCOLA BILÍNGUE FOI HOMENAGEADA NA CÂMARA MUNICIPAL

Na tarde desta sexta-feira, 7, foi realizada sessão especial alusiva ao primeiro ano de funcionamento da Escola Municipal de Educação Bilíngue Professora Carmen Regina Teixeira Baldino. O ato foi dirigido pelo vereador Charles Saraiva – presidente da Câmara Municipal do Rio Grande ocorreu no plenarinho Walter Chaves Troina.

Inicialmente, foi executado o Hino Nacional coma participação de alunos da escola que realizaram uma apresentação especial ao interpretá-lo na linguagem de sinais (Libras).

Extremamente emocionada, a proponente da homenagem, vereadora Andréa Dutra Westphal – Tia Déia (PEN) não conseguiu falar. Após, se restabelecer, iniciou abordando a necessidade de que se avance mais ainda nessa área até que tenhamos a plenitude no atendimento das crianças.

O presidente Charles Saraiva cumprimentou a vereadora Andréa Dutra Westphal e disse que não é praxe da Casa realizar homenagens que sejam em datas cheias, mas diante da relevância da homenagem, todos os vereadores aprovaram o requerimento.

Na sequência foi exibido um audiovisual sobre a Escola Municipal de Educação Bilíngue Professora Carmen Regina Teixeira Baldino com imagens de sinalização de alunos, professores e fotos de eventos da escola. Os convidados e telespectadores da TV Câmara puderam ler a história da escola em caracteres.

A professora Cristiane Lima Terra Fernandes, diretora da Escola Municipal de Educação Bilíngue Professora Carmen Regina Teixeira Baldino agradeceu a homenagem, “eles precisam de visibilidade, outras pessoas já trabalham na área e eu apenas em aliei a elas. Hoje eu tenho gana pelo meu trabalho e quero que a nossa escola se torne modelo, que Rio Grande seja referência no Brasil. Para que vocês percebam a importância e conceito da escola, eu recebi uma ligação de uma pessoa de Natal/RN que quer vir para cá estudar”, salientou a diretora.

O prefeito em exercício, Paulo Renato Mattos Gomes cumprimentou a todos e ressaltou a importância do trabalho e dos resultados obtidos. Também estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do secretário-Chefe da Casa Civil do RS, Fábio Branco.

Nas homenagens, destaque para as professoras Graciema Lindner, uma das primeiras a atender aos estudantes surdos na Escola Barão do Cerro Largo. Recebeu a homenagem por ser também uma das grandes motivadoras para a causa, inclusive servindo de inspiração para outras colegas.

A luta da professora Daina Pfarrius Soares para trazer o curso de capacitação da área de surdos para o município do Rio Grande, além de todo seu trabalho, motivou que ela recebesse uma homenagem especial.

Letícia Teixeira Baldino, filha da professora Carmen Regina Teixeira Baldino, que também recebeu homenagem, por ter inspirado sua mãe a se aperfeiçoar no ensino de surdos e por ainda representar uma grande motivação para as atuais e futuras professoras da área.

Também receberam homenagens, as escolas municipais Helena Small, Santa e Escola Viva por terem recebido em suas instalações, temporariamente, a Escola Bilíngue. Por fim, o secretário da Educação, André Lemes foi agraciado por ter encampado a ideia de um prédio próprio para a escola e a vereadora Andréa Dutra Westphal – Tia Déia pela inciativa da realização da sessão especial.

07.07.17 – 17h20min.