20 de Outubro de 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU SEGURO PARA PEQUENOS AGRICULTORES

Nesta sexta-feira, 20, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma audiência para tratar sobre um projeto de lei que poderá conceder um seguro ao pequeno agricultor. O referido projeto tramita na Câmara Federal e é de autoria do deputado federal Carlos Andrade (PHS) de Roraima.

O parlamentar justifica sua iniciativa no fato de os pequenos agricultores perderem suas lavouras em decorrência de excessos hídricos. “A produção de alimentos é item básico. Precisamos auxiliar o agricultor. Esse projeto já passou em duas comissões e agora só falta a votação na Comissão de Finanças e Tributação. Eu acredito que podemos fazer sim, basta que nos unamos. O Brasil pode ser grande, mas ser ainda maior se estivermos juntos”, declarou o deputado federal Carlos Andrade.

Conduziu a atividade parlamentar o vereador Charles Saraiva (PMDB), presidente da Câmara Municipal do Rio Grande. “Sei das dificuldades enfrentadas pelo pequeno agricultor e por isso a Câmara Municipal promove esta audiência pública para discutirmos esse benefício”, salientou Saraiva.

Na sequência, o proponente, vereador José Antônio da Silva – Repolhinho (PSDB) ao usar da tribuna cumprimentou o deputado Carlos Andrade pela iniciativa e referenciou todos os problemas que os agricultores passam ao longo de suas vidas. Por ter sido agricultor Repolhinho conhece bem a situação e fez um pronunciamento muito emocionado.

Esteve presente o deputado estadual Catarina Paladini (PSB). “Trata-se de um projeto de magnitude. Cumprimentou o deputado federal Carlos Andrade”, mencionou Paladini.

Ao usar da palavra, o secretário Chefe da Casa Civil do RS, Fábio Branco saudou Carlos Andrade pelo alcance do projeto de lei e desejou sucesso. “Também quero destacar aqui o trabalho do vereador Repolhinho que há muito tempo vem trabalhando por esse projeto. O grande agricultor já tem acesso a seguro, mas o pequeno não, nem sabe, ele apenas sofre. Lembro de quando era ministro Mendes Ribeiro Filho, Repolhinho já pedia isso a ele”, enfatizou Fábio Branco.

O vereador Luiz Henrique Viana, presidente da Câmara Municipal de Pelotas destacou a importância do projeto de lei que beneficia justamente aquele que mais precisa, ou seja, os pequenos agricultores. “Que nos unamos e pressionemos para a aprovação desse projeto de lei, assim como estamos juntos na luta pela duplicação da BR-116”, enfatizou Viana.

A TV Câmara produziu e exibiu um audiovisual contando um pouco das dificuldades que os agricultores enfrentam com depoimentos emocionantes, os quais inclusive confessaram que já pensam em abandonar o campo.

Vale lembrar que, o vereador Repolhinho solicitou que fosse incluído no projeto de lei, o qual atendia apenas as situações de excessos hídricos, os casos de estiagem severa, vendavais e chuvas de granizo comprovados em regulamento durante qualquer situação de emergência, assim definida em ato do Poder Executivo.

No final da audiência pública a Câmara Municipal conferiu um certificado pela visita oficial deputado Carlos Andrade e por sua iniciativa através do projeto de lei. Emocionado, o parlamentar agradeceu e afirmou que cada vez mais assume o compromisso de lutar pela aprovação em prol dos agricultores.

Concluindo, o presidente Charles Saraiva propôs uma moção de apoio das câmaras municipais do Rio Grande e Pelotas, bem como do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o que foi prontamente aceito pelo presidente da Câmara de Pelotas e pelo secretário Chefe da Casa Civil do RS, Fábio Branco ao projeto de lei.

20.10.17 – 19h40min.