09 de Maio de 2018

VEREADORES PARTICIPARAM DE REUNIÃO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Na noite de terça-feira, 8, o vereador Flávio Maciel (SD), presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, acompanhado pelos vereadores Rogério Gomes (PPS) e Cláudio de Lima (PSB), participou de uma reunião em Brasília com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi e com o secretário de Gabinete do Ministério, Francisco Assis.

Também estiveram presentes representantes da Santa Casa, o prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer e lideranças da região Sul. Durante o encontro foi apresentada a situação caótica que se encontra a Santa Casa do Rio Grande e solicitado o apoio financeiro e outras medidas em favor daquela Casa de Saúde.

A comitiva colocou com prioridade que a Santa Casa possa aderir ao ProSus, uma renegociação de um empréstimo com a Caixa Econômica Federal (retirada de juros), o credenciamento do setor de Emergência da Cardiologia, a realização de assessoria técnica pelo Instituto Albert Einstein e o auxílio para a aquisição de um “acelerador linear” para a unidade de Oncologia do hospital.

Nesta quarta-feira, 9, ficou agendada uma reunião técnica junto à Caixa Econômica Federal para renegociação do financiamento.  No que tange à aquisição do acelerador linear para a Oncologia, o Ministério da Saúde acenou positivamente. Sobre a assessoria técnica do Instituto Albert Einstein para diagnóstico da Associação de Caridade, o ministro mencionou que a partir de junho é possível colocar a Santa Casa entre os hospitais que também já solicitaram o serviço. O pleito do credenciamento da Emergência da Cardiologia foi alinhavado como parte da análise a ser realizada pelo Instituto.

O vereador Flávio Maciel considerou exitosa a tarefa da comitiva, pois muitos dos pedidos foram prontamente atendidos pelo ministro da Saúde. “É coma união de todos que obteremos os melhores resultados. Me sinto muito satisfeito pelo sentimento do dever cumprido e por perceber que os interesses individuais foram colocados de lado em prol do interesse público. Espero que as medidas possam ser sentidas rapidamente para que a Santa Casa continue prestando os seus serviços à comunidade” enfatizou Flávio Maciel.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer informou que o grupo também utilizou a ocasião da reunião com o Governo Federal para pedir aporte financeiro para a Associação de Caridade. “Nós pedimos também auxílio financeiro ao Ministério da Saúde, recursos para auxiliar no pagamento dos funcionários e fornecedores do hospital. É mais um movimento, entre tantos que temos feito, para a manutenção de um complexo hospitalar que tem tamanha importância para Rio Grande e região”, reiterou Lindenmeyer.

O Ministério também assumiu o compromisso de enviar a Rio Grande o secretário Nacional de Atenção à Saúde para acompanhar de perto a situação hospitalar. “A reunião de hoje é um exemplo de que a união de todos em prol da saúde das pessoas traz resultados positivos”, salientou o secretário de Saúde de Rio Grande e presidente do COSEMS/RS, Maicon Lemos.

Entre os membros que compunham a comitiva em Brasília estavam o prefeito Alexandre Lindenmeyer (também representando a AzonaSul), o secretário de Saúde de Rio Grande e presidente do COSEMS/RS, Maicon Lemos, o diretor-administrativo da Santa Casa, Régis Silva, o diretor-técnico do hospital, Evandro Oss, o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores de Rio Grande, Rogério Gomes, Claudio de Lima, vereador e integrante da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, o secretário de Habitação de Rio Grande, Gilmar Ávila, o coordenador da Bancada Gaúcha na Câmara, Giovani Cherini, os deputados federais Henrique Fontana, Dionilson Marcon, Cajar Nardes, e a senadora Ana Amélia.

09.05.18 – 11h49min.

Por Roger Vaz em colaboração com a Assessoria de Comunicação/PMRG