22 de Junho de 2018

LEGISLATIVO MUNICIPAL PRESTOU HOMENAGEM AOS 85 ANOS DA SUBSEÇÃO DA OAB RIO GRANDE

Na tarde desta sexta-feira, 22, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma sessão especial alusiva aos 85 anos de fundação da Subseção da OAB Rio Grande.

O vereador Flávio Maciel, presidiu o evento e enfatizou que presidir a sessão especial que homenageia os 85 anos de fundação da OAB Subseção Rio Grande era uma honra. “Aproveito a ocasião para externar a admiração e respeito aos senhores representantes do Conselho Federal da OAB, do Conselho Seccional da OAB do RS e da Subseção da OAB Rio Grande, em especial e cumprimentar a todos que fizeram e fazem parte desta história de defesa e luta pelas prerrogativas dos advogados.

O vereador Rogério Gomes (PPS), proponente da homenagem, mencionou a importante história de lutas e conquistas por parte da Subseção da OAB Rio Grande, destacou os relevantes trabalhos dos colaboradores, os quais têm revertido em serviços para os advogados do Rio Grande. Fez referência às iniciativas da Subseção, como a Comissão do Jovem Advogado e no que tange à mulher advogada.

Finalizou cumprimentando a todos, especialmente aos ex-presidentes, citando o doutor João Moreno Pomar, hoje, desembargador do tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o qual prestigiou o evento.

Logo após, foi exibido um audiovisual sobre os 85 de fundação da Subseção da OAB Rio Grande com depoimentos de advogados, membros da diretoria e da advogada Daiane Wolks, a qual recebeu a credencial da OAB de número 100.000.

O presidente da Subseção da OAB Rio Grande, Everton Pereira de Mattos começou sua fala agradecendo ao vereador Rogério Gomes e aos demais vereadores, destacou a presença dos representantes estaduais e nacionais da Ordem dos Advogados do Brasil.

Destacou o trabalho da Subseção da OAB Rio Grande na defesa da construção de um prédio que abrigará todas as Varas do Trabalho no terreno localizado em frente ao já existente prédio da Justiça Federal, nas proximidades do Yacht Club Rio Grande. Concluiu deixando uma mensagem sobre justiça e liberdade aos advogados referenciando Ruy Barbosa.

Luiz Eduardo Amaro, vice-presidente do Conselho Seccional da OAB RS, afirmou que era uma imensa satisfação estar presente. Altivez, força, coragem e respeito devem nortear a atuação dos advogados.

Esta Comarca é uma das mais antigas do RS e tiveram presidentes que dignificaram a OAB, cumprimento o presidente Everton Pereira de Mattos e desejo que continue obtendo o êxito alcançado até agora. Rio Grande teve papel importante, pois com 85 anos, quase encosta na OAB Nacional que tem 86 anos.

O advogado gaúcho Claudio Pacheco Prates Lamachia, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prestigiou o evento e disse que era uma honra estar presente. Destacou o trabalho importante da OAB local e gaúcha, mencionou conquistas dos advogados e ressaltou que se tratava de uma honra representar mais de um milhão e meio de advogados naquele momento.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer fez referência à liberdade e justiça, ideais defendidos pelos advogados, especialmente pela OAB. Cumprimentou aos ex-presidentes e atual diretoria da Subseção da OAB Rio Grande pela data e lembrou que a primeira dama Eunice Lindenmeyer foi secretária por alguns anos. “Muito justa a homenagem da Câmara Municipal, parabéns a todos os advogados do Rio Grande”, finalizou Lindenmeyer.

Na ocasião, foram prestadas homenagens para Fátima Fabrícia Rodrigues da Silva, secretária da Subseção da OAB Rio Grande e para a própria Subseção, recebida por seu presidente, Everton Pereira de Mattos.

Também estiveram presentes autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de convidados especiais, advogados e membros do Conselho Seccional da OAB RS, da CAA/RS e da Subseção da OAB Rio Grande.

22.06.18 – 18h16min.