24 de Outubro de 2018

CÂMARA OFERECE MAIS TRANSPARÊNCIA ATRAVÉS DE NOVO PORTAL LEGISLATIVO

A atual gestão administrativa da Câmara Municipal do Rio Grande está realizando a implantação de um sistema informatizado para gerenciamento, tramitação de processos legislativos e outras solicitações registradas no setor de Protocolo da Casa.

Este processo de implantação iniciou há alguns meses e na última segunda-feira, 22, o sistema passou a ser utilizado por todas as bancadas, servidores, assessores e parlamentares para elaboração de proposições, protocolo e tramitação interna que também passaram a ser gerenciados em um único sistema.

A nova sistemática de trabalho permite que todas as proposições legislativas, os textos legais da Casa, tramitações e correspondências enviadas e as respostas recebidas sejam arquivadas e disponibilizadas para consulta on line melhorando o controle e guarda de informações, principalmente, oportunizando um sistema moderno, ágil e transparente.
O Poder Legislativo Municipal passa a oferecer à população acesso às informações as proposições permitindo que o cidadão consulte, acompanhe e entenda o que está sendo proposto e votado diariamente durante as sessões pelos vereadores.
Dentre os principais benefícios para a Câmara Municipal e para a comunidade, citam-se: transparência e acesso às informações; adoção de processos e documentos em meio digital; redução de papel e diminuição de custos operacionais; modernização dos processos, unificação e rastreabilidade das informações; e a aproximação com a comunidade através do Portal Legislativo.

Esta ação foi contratada junto à Governança Brasil que está atuando com sua equipe na Câmara Municipal há algumas semanas na captação de informações e entendimento das normas e regimento, capacitação, migração de dados e acompanhamento aos usuários.

A medida visa atender também às legislações e recomendações dos órgãos e controle, como por exemplo, do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

Todas as informações podem ser acessadas democraticamente no link https://goo.gl/hKSFq6.

24.10.18 – 15h10min.