29 de Outubro de 2018

CÂMARA REALIZOU SESSÃO CONTRA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Na noite desta segunda-feira, 29, a Câmara Municipal do Rio grande realizou uma sessão especial alusiva aoDia Municipal Contra a Intolerância Religiosa, proposta pelo vereador André Moraes de Sá – Batatinha (PSD) e que foi aprovada pelos demais vereadores.

Presidiu os trabalhos o vereador André Lemes (PT) e contou com a participação dos vereadores Cláudio de Lima (PSB), Andréa Dutra Westphal – Tia Déia (PATRI), Charles Saraiva e Filipe Branco, ambos do MDB.

O vereador André Moraes de Sá – Batatinha mencionou a tristeza que sente em tomar conhecimento de atos de intolerância religiosa e por esse motivo intentou e conseguiu aprovar a Lei que instituiu no município o Dia Contra a Intolerância Religiosa. Citou como exemplos a destruição de imagens em diversos templos religiosos e ainda o fechamento da Casa de Religião de Mãe Graça de forma arbitrária e sem nenhum fundamento, desrespeitando o direito constitucional.

Na sequência todos os integrantes da mesa se manifestaram, de forma democrática, representando todas as religiões presentes, destacando-se a necessidade de que é preciso conhecer primeiro determinada religião para depois poder emanar qualquer tipo opinião, todavia, observando-se o direito de cada em um professar a fé que considera adequada para sua vida.

Seguindo, a cerimônia contou com uma apresentação artística e a homenagem à Iyalorixá Mãe Maria Da Graça de Oxum, presidente do Centro Espírita Oxum e Xangô.

A composição da mesa da cerimônia foi composta pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer; professor Daniel Prado, pró-reitor de Extensão e Cultura – representando a Universidade Federal do Rio Grande; Najes Rodrigues Oliveira – representando o Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul; padre Raul Gil Pereira Junior, Chanceler e Vigário Geral da Diocese de Rio Grande; reverendo Ramacés Hartwig - representando o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil; babalaô Jorginho De Xangô – representando o Conselho Municipal Do Povo De Terreiro; José Antônio dos Santos da Silva, coordenador do Fórum Permanente de Educação e Diversidade étnico-racial do RS; babalorixá Babadiba de Iemanjá, representante do Conselho Estadual dos Povos de Terreiro do RS; a homenageada Iyalorixá Mãe Maria Da Graça de Oxum, presidente do Centro Espírita Oxum e Xangô e demais representantes e membros de várias religiões.

29.10.18 – 21h10min.