30 de Outubro de 2018

PATRULHA MARIA DA PENHA FOI HOMENAGEADA NA CÂMARA MUNICIPAL

Na noite desta terça-feira, 30, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma sessão especial para homenagear a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar e seus integrantes.

O ato foi proposto pelas vereadoras Andréa Dutra Westphal – Tia Déia (PATRI), Laura Fagundes – Laurinha (MDB) e professora Denise Marques (PT)

A vereadora Tia Déia externou sua gratidão pelo trabalho desses valorosos policiais. Ela lembrou da origem da Lei Maria da Penha, destacando todo o drama vivido por aquela mulher que sofreu inúmeras agressões no Rio de Janeiro. Ressaltou que geralmente o que choca as pessoas são as agressões físicas, mas as psicológicas pelas quais são submetidas ninguém fica sabendo.

A vereadora Andréa destacou que hoje não mais cabe o ditado: em vida de marido e mulher ninguém mete e colher. “Precisamos sim saber o que se passa nos lares, precisamos sim auxiliar estas mulheres que são vítimas da violência doméstica. Quero aproveitar a ocasião para exaltar o trabalho desses policiais que estão aqui presentes. São eles que muitas vezes evitam o pior”, salientou Tia Déia.

Logo na sequência foi exibido um audiovisual com depoimentos muito fortes. Mulheres que participaram afirmaram que a violência que elas enfrentam pode ser qualificada como tortura e que é preciso ações afirmativas para combater a impunidade e evitar as agressões.

O comandante do 6º BPM, tenente coronel Leonardo Nunes agradeceu às vereadoras pela proposição da homenagem, citou a importância do trabalho dos policiais.

“Hoje temos um trabalho efetivo, mas o nosso desejo é que um dia não mais precisemos e possamos desfazer a Patrulha Maria da Penha. É muito impactante a mulher se deparar com agressões promovidas por quem deveria lhe dar apoio, e amor, ou seja, aquele que ela escolheu para seu companheiro. Precisamos mudar a cultura do homem, sei que é um processo lento e longo, mas o primeiro passo foi dado”, destacou o comandante do 6º BPM.

E, complementando, enalteceu a importância da Lei Maria da Penha, a qual é conhecida por quase a maioria do povo.  “A Câmara Municipal cumpre papel fundamental ao realizar um evento deste tipo, pois possibilita a divulgação da Lei e da própria patrulha Maria da Penha”, concluiu Nunes, demonstrando gratidão.

Foram homenageados os policiais Karen Lopes Oliveira da Cruz Machado, Leandro da Cruz Machado, Elizeu Severo Ezedin e Nick Thiarles Aguiar Teixeira, os quais também agradeceram às vereadoras por terem proposto a homenagem.

30.10.18 – 20h11min.