08 de Novembro de 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA TRATOU SOBRE NANISMO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Na noite desta quarta-feira, 07, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou audiência pública para tratar do assunto “O nanismo e a educação inclusiva”, requerida pelo vereador Rovam Castro da bancada do PT, a qual contou com a presença de autoridades e educadores para debater o assunto.

A audiência foi conduzida pelo vereador Rafa Ceroni (PPS). Compuseram a mesa a secretária de município da Educação Vanessa Pintanel; representando a Secretaria da Saúde, Gabriela Neves; a coordenadora do NEAI-FURG, Carla Imaraya de Felippe; a representante do movimento do nanismo, Vélviti Severo e na extensão de mesa a diretora da Escola Deborah Sayão, Rossele Rodrigues e a professora Daniele Silveira representando a Escola Zelly Pereira Esmeraldo.

O vereador Rovam Castro em seu discurso destacou a importância de estar ao lado da educação e defender a diversidade, pois não somos todos iguais e encerrou sua fala com uma frase do poeta Mario Quintana “Anão é quem não deixa o amor crescer”.

A representante do movimento sobre o nanismo Vélviti Severo, falou que com o nascimento de seu filho Théo Severo Huckembeck - que nasceu com nanismo - a fez começar a ver com outros olhos a questão, buscando melhorias para seu filho e as demais pessoas com nanismo, destacando ainda o lançamento de uma cartilha sobre o tema que ela desenvolveu e encerrou dizendo que as crianças são puras e que elas podem reeducar seus pais e outras pessoas.

08.11.18

Por Wanda Leite