28 de Dezembro de 2018

EMPOSSADA A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL PARA 2019

Os membros da Mesa Diretora 2019 da Câmara Municipal do Rio Grande assinaram o termo de posse nesta sexta-feira, 28, durante a realização de uma sessão especial de transmissão de cargos que lotou as dependências do Plenário do Legislativo Municipal.

A composição, que foi definida na sessão do último 19, colocou a vereadora Andréa Westphal – Tia Déia (PATRI), como presidente, os vereadores André Lemes (PT) e Cláudio de Lima (PSB) como 1º e 2º vice-presidentes e Rafa Ceroni (PPS) e Edson Lopes (PT), assumem, respectivamente a 1º e 2º secretaria.

A nova presidente, vereadora Andréa Westphal – Tia Déia é a primeira mulher a conduzir o Legislativo mais antigo do Estado do Rio Grande do Sul. Uma quebra de paradigma no Parlamento Municipal que em seus 267 anos de instalação sempre contou com o cargo de presidente ocupado por um homem.

No início da sessão, a vereadora Andréa Westphal solicitou um minuto de silêncio em função do falecimento do irmão do vereador André Moraes de Sá – Batatinha (PSD).

Ato contínuo os membros da Mesa Diretora Gestão 2019 procederam a assinatura do termo de posse e foram declarados oficialmente empossados pelo vereador Flávio Maciel (SD), presidente do Legislativo Municipal.

O vereador Edson Lopes, 2º secretário, muito emocionado, lembrou-se de seus pais, os quais lhes deixaram um legado importante na formação do seu caráter, que lhe permitiu tornar-se um cidadão de bem e que hoje, além de representar uma parcela importante da comunidade, passa a integrar a Mesa Diretora 2019. Finalizou desejando êxito à nova presidente Andréa Westphal.

O vereador Rafa Ceroni agradeceu a Deus e à família, especialmente sua filha e seu pai (Luiz Carlos da Graça – Galego), que também foi vereador. Ele comemorou o fato de mais uma vez a Vila da Quinta emprestar um filho para desempenhar uma função importante para a sociedade rio-grandina.

O vereador Cláudio de Lima, na mesma esteira, agradeceu a Deus e à família. Destacou a importância de ter desempenhado o cargo de 1º vice-presidente e ter aprendido muito sobre o andamento dos trabalhos legislativos e que lhe permitirá atuar ainda melhor na condição de 2º vice em 2019. Agradeceu a confiança da maioria dos vereadores, especialmente da vereadora Andréa Westphal e afirmou que poderá contar com sua lealdade como foi em 2018.

O vereador André Lemes mencionou a importância dos assessore, servidores e terceirizados para que ele pudesse estar enfrentando o desafio de ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. Ele disse que não é fácil atender às expectativas da população, mas que sempre faz o melhor. Lembrou que esteve por um ano e meio fora (estava na titularidade da Secretaria de Município da Educação), mas que acompanhou toda a gestão de 2018.

A vereadora Andréa Westphal – Tia Déia, antes de usar da apalavra, recebeu do presidente Flávio um arranjo de flores, agradeceu a confiança de seus pares e disse que vivia um momento muito além de suas expectativas. Salientou que experimentava naquele momento emoções que tentaria conter. Citou sua tia, que estava presente, e que lhe fazia lembrar-se de sua mãe (falecida há poucos dias).

Andréa Westphal ressaltou que em 2019 será preciso fazer mais do que esperar. “Precisaremos esperançar, que vem de esperança e não do verbo esperar”, enfatizou Tia Déia. E meio a sua fala solicitou que fosse exibido um audiovisual sobre a esperança em mundo melhor e que só o amor e a força da paz poderão transformar o planeta Terra feliz.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer cumprimentou aos membros da Mesa Diretora Gestão 2019, especialmente à vereadora Andréa Westphal, não apenas por ser mulher, mas também por ser professora. Desejou êxito e que a relação entre os poderes possa continuar bem. Pediu também que os projetos possam ser feitos pelo bom debate, sem discriminação. “Almejo que a gestão de 2019 possa ser profícua e também cumprimentar a presidência do vereador Flávio Maciel, por tudo que fez neste ano”, enalteceu o prefeito.

O atual presidente, Flávio Maciel cumprimentou os membros da Mesa Diretora de 2019 e lhes desejou uma excelente gestão, “que os senhores atuem sob os auspícios da qualidade e respeito aos princípios da administração pública, com observância das leis e cobertos com o manto dos bons costumes, sobretudo, com o dever de decidir em favor bem comum, com igualdade e sem nenhum tipo de discriminação”, destacou Maciel

Vale lembrar que, a posse realizada só gerará efeitos legais a partir de 1º de janeiro de 2018. No final da sessão os vereadores empossados receberam os cumprimentos dos presentes e concederam entrevistas aos órgãos de imprensa.

GALERIA DE EX-PRESIDENTES

Na ocasião, também foi realizado o ato de descerramento da foto do vereador Flávio Maciel na Galeria de Ex-Presidentes, localizada no saguão do prédio da Câmara Municipal.

28.12.18 – 12h39min.