29 de Junho de 2019

SOLENIDADE MARCA OS 25 ANOS DA UNIMED EM RIO GRANDE

A criação da sede da cooperativa de médicos em Rio Grande foi comemorada em sessão especial na noite da última sexta-feira.

Presidida pela vereadora Andréa Westphal (PATRIOTA), a cerimônia aconteceu no plenário da Câmara Municipal e foi proposta pelo vereador Luciano Gonçalves (PT).

O proponente aproveitou a oportunidade para trazer uma conceituação do que é o cooperativismo e um pouco da história dessa atividade no país. Tendo como marca a união, a ideia preconiza a colaboração e o auxílio mútuo na perseguição do desenvolvimento de determinada atividade e prevê a repartição dos frutos do trabalho entre todos os envolvidos.

Segundo o vereador, o cooperativismo iniciou oficialmente no Brasil ainda no século XIX, com a organização de uma cooperativa de consumo no estado de Minas Gerais. Ao longo do tempo, a atividade foi crescendo e hoje existem instituições que a impulsionam, como a Confederação Nacional das Cooperativas e o Serviço Nacional de aprendizagem do Cooperativismo.

A Unimed litoral Sul tem sede em Rio Grande, mas atua em mais três cidades da região: São José do Norte, Chuí e Santa Vitória do Palmar. Inicialmente fundada por 40 médicos, a cooperativa agrega hoje 290 profissionais e atende a, aproximadamente, 60 mil clientes. Além disso, gera mais de 220 empregos diretos. Para Luciano, esse crescimento reflete a importância da empresa para a cidade e região.

Ele ressaltou que um dos motivos para a proposição foi a preocupação social da cooperativa. De acordo com o parlamentar, a pauta social se naturalizou dentro da instituição, que cumpre o papel de empresa cidadã. Entre os projetos que desenvolve, citou o teatro na escola e a escolinha de trânsito.

A Unimed Litoral sul possuiu um selo de responsabilidade da Unimed do Brasil pela qualidade do serviço que desenvolve. Ademais, em 2018, recebeu o prêmio de quarta melhor empresa para se trabalhar no setor de saúde no país. Segundo o proponente, além do reconhecimento pelo trabalho de excelência, a homenagem tem a intenção de apresentar essa trajetória para a comunidade riograndina.

O presidente do conselho de administração da Unimed, José Carlos Henrique do Santos, afirmou que se sente orgulhoso por representar uma empresa cidadã e por representar o cooperativismo. A homenagem, “é um grande incentivo para continuar revisando e melhorando o trabalho desenvolvido”, disse.

Ele enfatizou que a Unimed brasileira é a maior cooperativa de médicos do mundo, atendendo a, aproximadamente, 20 milhões de pessoas. Lembrou que o sistema tem 50 anos e foi fundado na cidade de Santos, no litoral paulista. Atualmente, são mais de 300 empresas singulares e uma abrangência de 80% do território nacional.

Sobre a crise econômica, explicou que o colapso do polo naval resultou na perda de ¼ dos usuários do plano de saúde na região. Conforme José Carlos, se não fosse por uma gestão sólida e madura, a empresa poderia ter fechado as portas.

O presidente diz que o principal objetivo do trabalho é o ser humano. Ressaltou que o cooperativismo médico é feito com justiça social, permitindo a permanência de um negócio efetivo que traz benefícios à comunidade. “Nós faremos cada vez mais, é nosso compromisso com a nossa empresa e com a nossa sociedade”, declarou.

Por fim, o prefeito Alexandre Lindenmeyer parabenizou a entidade pelos seus 25 anos de dedicação, trabalho árduo e cooperativismo efetivo à serviço da comunidade.

A cerimônia contou com a presença do representante da secretaria de município da saúde, Bruno Gabi; do diretor superintendente da Unimed Litoral Sul, Luiz Antônio Spotorno; do diretor de desenvolvimento humano da Unimed Litoral Sul, José Augusto Martinello; do coordenador técnico de serviços próprios da Unimed Litoral Sul, Élvio Zenobini e da gestora de desenvolvimento humano e organizacional da Unimed, Ianaê Bastos.

Os vereadores João da Barra (PRB), Júlio César (MDB) e André Lemes (PT) também participaram da sessão especial.