03 de Julho de 2019

BOMBEIROS SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO ESPECIAL

No dia em que se celebra o trabalho desenvolvido pelos bombeiros em todo o país, a Câmara Municipal realizou uma sessão especial em homenagem à corporação.  A solenidade, que aconteceu na noite da última terça-feira, também marcou os vinte anos de fundação da associação de bombeiros de Rio Grande.

Bombeiros militares estiveram presentes na cerimônia, proposta pelo vereador Rogério Gomes (Cidadania). Na tribuna, o proponente ressaltou o papel desempenhado pela associação, que proporciona a confraternização entre os servidores. Ele afirmou que, no dia a dia, diversas dificuldades são enfrentadas por esses trabalhadores para salvar vidas e que o espaço de convivência se torna importante nesse contexto.  Com mais de duzentos filiados, todas as sextas-feiras, a associação promove encontros que proporcionam desconcentração e lazer aos servidores, além de integrar os colegas da ativa com os aposentados. A entidade também promove ações sociais, como a festa de natal e o trabalho com os idosos no asilo da cidade.

Ele explicou que o dia nacional dos bombeiros é comemorado desde 1954, instituído por meio de decreto do presidente Getúlio Vargas. Pelo segundo ano consecutivo, o parlamentar trouxe essa homenagem ao legislativo para lembrar o trabalho especial que realizam os bombeiros e bombeiras que compõem o 3º Batalhão de Bombeiro Militar. “Esses homens e mulheres merecem todo o nosso reconhecimento. Não só no dia de hoje, mas por todo ano, devem ser lembrados pelo o que fazem no dia a dia com o intuito de buscar salvar e proteger a vida de todos. (...) O trabalho de vocês é admirável, um trabalho de coragem, de altruísmo e, acima de tudo, de excelência técnica”.

Na oportunidade, foram homenageados, ainda, os soldados Leonel Estanislau, Wagner Fernandes e Alexandre Neves. Eles se destacaram por sua atuação em prol da comunidade.

O presidente da associação de bombeiros de Rio Grande, Jeferson Magalhães, reforçou a função da entidade, de incentivar a integração. De acordo com ele, as pessoas sentem solidão e saudades do quartel ao se aposentar, pois na corporação todos são como uma família. O espaço veio, então, como um local para manter esse vínculo e estimular a irmandade entre todos.

Em seguida, o comandante do terceiro batalhão de bombeiro militar, Tenente-Coronel Everton Dias, enfatizou a disposição da corporação em atender a toda e qualquer ocorrência. Mesmo em casa, de folga, ao ouvir a sirene, o bombeiro procura saber a gravidade do ocorrido e prestar socorro, caso necessário. Embora o efetivo não seja suficiente, o comandante afirma que sempre pode contar com toda a guarnição, pois servir é a essência do bombeiro.

Também destacou a função desempenhada pela associação. De acordo com ele, a entidade auxilia o comando na busca por qualidade de vida para os membros da corporação, que desempenham uma atividade laboral muito estressante. O tenente-coronel parabenizou, em especial, os servidores que atendem as ocorrências e os que trabalham na prevenção. Disse, ainda, que o investimento em cursos, treinamentos e qualificação é uma constante, pois é preciso oferecer um serviço de excelência à comunidade.

Já o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, que também é coordenador da defesa civil em Rio Grande, agradeceu a parceria em trabalhos educativos e preventivos. Apesar do efetivo reduzido, disse que os bombeiros cumprem a função com amor, dedicação e empenho. Renatinho destacou a credibilidade e a respeitabilidade que a corporação possui em todo o território nacional.

A presidente da Câmara Andréa Westphal (PATRI), que dirigiu a solenidade, afirmou que o serviço prestado pelos bombeiros é um serviço de amor ao próximo. Aproveitou a oportunidade para cumprimentar as bombeiras da corporação. Conforme Andréa, elas comprovam que as mulheres podem estar em todos os lugares que desejarem mostrando sua competência.

Além das autoridades já citadas, a mesa da sessão especial foi composta pelo representante do 5º Distrito Naval, Capitão de Fragata Osmar Barbosa; pelo representante do 6º GAC, Capitão Maurício Garcia e pelo Subcomandante do 6º BPM, Major Anderson Castro.  A extensão de mesa foi composta pelo comandante do Pelotão de Bombeiros do Rio Grande, Tenente Rogério Colares, pela chefe de divisão de operações e defesa civil, Major Cristiane de Oliveira e a representante da Marinha, Capitã Tenente Laura.