13 de Agosto de 2019

AMAR PARTICIPA DE TRIBUNA POPULAR

O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (AMAR), Gilton Lira, participou da tribuna popular na tarde dessa terça-feira.

Por dez minutos, o representante da entidade destacou as dificuldades das famílias na luta pelo diagnóstico do autismo e para o alcance de tratamentos e terapias necessárias. Gilton explicou que somente a inclusão na escola não é suficiente e ela pode se tornar inócua sem o suporte adequado das outras áreas.

Ele enfatizou o despreparo de profissionais para lidar com os autistas nos serviços públicos, como escolas, postos de saúde e nos centros de atenção psicossocial.  Além do preparo desses funcionários, uma das necessidades urgentes que elencou foi a existência de dotação orçamentária destinada a financiar políticas públicas para portadores de deficiência.

O presidente da AMAR aproveitou a oportunidade também para dizer que a causa do autismo deve ser apartidária. Salientou, ainda, que é preciso promover discussões sobre o tema e pensar em como operacionalizar uma rede de cuidados para as pessoas com deficiências. Por fim, aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade a participar da Semana Municipal do Deficiente Físico, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 14, às 19h no Partage Shopping.