10 de Setembro de 2019

CÂMARA HOMENAGEIA LAR DA CRIANÇA RAIO DE LUZ

O lar da criança Raio de Luz e a presidente do conselho deliberativo da entidade, Rosinha Marzol, receberam voto de louvor do legislativo municipal na noite da última segunda-feira.

A homenagem foi proposta pelos vereadores Jair Rizzo (PSB) e Filipe Branco (MDB).

O Raio de Luz completou vinte anos. Filipe destacou o importante e difícil trabalho realizado pelo lar, entidade filantrópica sem fins lucrativos destinada a acolher crianças e adolescentes afastados de suas famílias por decisão judicial. Quando não há possibilidade de retorno à família biológica, a instituição busca inserir os abrigados em lares substitutos.

Filipe explicou que o lar se mantém com repasse da prefeitura para a manutenção de vinte abrigados. No entanto, atualmente, há 21 crianças e adolescentes. Gastos, como a manutenção da casa e o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários, não são cobertos pela verba municipal. Os recursos necessários são arrecadados por meio de eventos, campanhas e da mensalidade de associados.

O vereador afirmou que a cerimônia serve também para sensibilizar as pessoas a ajudar a entidade.

Já Jair Rizzo falou sobre a importância de reconhecer o trabalho desenvolvido pela presidente do conselho, Rosinha. Em nome dela, o vereador homenageou a diretoria, funcionários e voluntários que labutam pelas crianças, dando a elas carinho e amor.

Na ocasião, o parlamentar lembrou da sua trajetória. Dos sete ao dez anos, ele viveu em uma instituição de acolhimento, ressaltando a importância do cuidado e do amor que recebeu no momento mais difícil de sua vida. Ele salientou que hoje serve de exemplo para mostrar o quanto vale a pena apoiar essas entidades.

Representando o Raio de Luz, o presidente Everton Gonçalves recebeu o voto de louvor da entidade. Ele destacou que está em andamento uma campanha para aumento do número de sócios, a fim de chegar a mil associados. Independente do valor, as doações são essenciais para garantia da continuidade do trabalho.

A presidente do conselho deliberativo agradeceu em nome de toda a equipe do lar. Rosinha afirmou que mais do que a cerimônia, o apoio do legislativo e dos outros órgãos públicos é o que mais importa.

De acordo com ela, os colaboradores do Raio de Luz se sentem sozinhos e exaustos. A comunidade seguidamente parabeniza, mas esse reconhecimento não condiz com o número pequeno de pessoas dispostas a ajudar a entidade. Ela pediu que os vereadores se comprometam na busca por mais sócios, pois as crianças precisam de muitos cuidados, como alimentação, lazer, roupas e transporte.

Para Rosinha, o poder público está distante e é preciso que se junte nessa empreitada em busca da manutenção da qualidade de vida desses internos.

O ato de concessão de voto de louvor foi presidido pelo vereador Luciano Gonçalves (PT) e ocorreu no plenário da Câmara Municipal. O vereador André Lemes (PT) também esteve presente na solenidade.