05 de Novembro de 2019

GRUPO DE GOVERNANÇA EIXO TURISMO BUSCA PARCERIA COM LEGISLATIVO

Integrantes do grupo de governança empreendedora Eixo Turismo do município visitaram a Câmara de Vereadores na tarde dessa terça-feira. Eles foram recebidos pelo diretor da casa, Flávio Santos.

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e coordenador do grupo, Renato Silveira, afirmou que o intuito é apresentar o trabalho realizado em prol do turismo ao legislativo e solicitar apoio tanto na divulgação quanto no entendimento dos parlamentares em relação ao tema.

O grupo de trabalho é formado pela prefeitura, pelo Sebrae, por empresários, por empregados. A ação surgiu há mais de três anos para pensar em estratégias para potencializar o turismo na cidade, com o objetivo de gerar emprego e renda. Inicialmente, as discussões aconteciam na comissão de emprego e renda. Depois, há por volta de dois anos, foi criado um grupo independente.

O presidente do sindicato dos trabalhadores controladores de carga, Daniel de Alvarenga – representante dos empregados no grupo – enfatizou a importância da participação igualitária de todos os envolvidos para pensar as formas de explorar o turismo na cidade. Segundo ele, os resultados do trabalho já estão aparecendo. Daniel cita, por exemplo, o serviço de passeio náutico na Lagoa dos Patos, que hoje é uma realidade.

Em relação ao legislativo, ressaltou que o órgão deve ajudar na construção dessas ações, uma vez que representa a sociedade riograndina.

A Câmara se colocou à disposição para realizar parcerias com o grupo de governança. Uma das medidas elencadas pelo diretor foi a possibilidade de uso do espaço da Escola do Legislativo para realizar cursos e palestras sobre o turismo.