Facebook YouTube
Home / Notícias

Notícias

Sessão Especial

Sessão especial celebra 60 anos da Escola Estadual Silva Paes

Compartilhe
Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn
Sessão especial celebra 60 anos da Escola Estadual Silva Paes

Há seis décadas, a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes forma cidadãos e promove inserção social na cidade de Rio Grande. Para celebrar a trajetória da instituição e a sua contribuição para a educação do município, a Câmara Municipal realizou uma sessão especial na tarde da última quinta-feira. A honraria foi proposta pelo vereador Cláudio de Lima (PSB).

Fundada em abril de 1959, a escola oferece das séries finais do ensino fundamental até o ensino médio, além de formação técnica e educação de jovens e adultos. Atualmente, conta com 530 alunos e, aproximadamente, 50 funcionários e funciona nos três turnos.

O proponente da cerimônia falou que a escola foi idealizada para atender ao bairro do Lar Gaúcho, mas se tornou referência na cidade por sua grade curricular dinâmica e inovadora. Ele fez menção ao curso técnico em informática integrado ao ensino médio, que existe desde 2015 e oferece qualificação profissional aos estudantes. Além disso, ressaltou a união entre os professores e funcionários do colégio com o bairro.

De Lima enfatizou, ainda, o sentimento de integração e de respeito que percebeu entre a comunidade escolar. Por fim, afirmou que a cidade e a região agradecem a existência e as atividades da escola.

A diretora, professora Rosaura de Freitas Ulguim, afirmou que, apesar dos percalços enfrentados, a instituição se mantém firme no propósito de oferecer um ensino de qualidade. Ao destacar que os trabalhadores em educação não medem esforço para manter a qualidade do colégio, a gestora agradeceu ao desempenho de todos que passaram e que ainda estão no Silva Paes.

Em seu discurso, ela resgatou a trajetória da escola lembrando do pioneirismo de ofertar o ensino médio para jovens e adolescentes há mais de vinte anos. Também citou a implantação do ensino médio em 2010 e do curso técnico em informática em 2015. Em tempos difíceis para a educação, a diretora enfatizou o valor imensurável da homenagem.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de falar e demonstrar a sua relação com a instituição de ensino. A aluna do curso de informática, Beatriz Soares, está há anos no Silva Paes e agradeceu aos professores e aos amigos que fez durante a trajetória escolar. Já o prefeito Alexandre Lindenmeyer parabenizou a escola pelo aniversário e pela dedicação do corpo docente e dos trabalhadores em educação que participaram da formação de jovens, adolescentes e adultos.

Após os pronunciamentos, a Câmara entregou a homenagem da escola às vice-diretoras Janaína Martins, Maria Coelho e Maria Aguiar e à diretora Rosaura..

A sessão especial foi presidida pelo vereador Edson Lopes (PT). Além das autoridades já citadas, estiveram presentes a vereadora Professora Denise Marques (PT); a coordenadora regional de educação, Greici Kaus; o ex-diretor da escola, Homero Fazio e o presidente da associação dos moradores do conjunto habitacional do Lar Gaúcho, Acácio de Souza.

Assessoria de Imprensa