Sessão Especial

Sessão especial celebra 60 anos da Escola Estadual Silva Paes

Sessão especial celebra 60 anos da Escola Estadual Silva Paes

Há seis décadas, a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes forma cidadãos e promove inserção social na cidade de Rio Grande. Para celebrar a trajetória da instituição e a sua contribuição para a educação do município, a Câmara Municipal realizou uma sessão especial na tarde da última quinta-feira. A honraria foi proposta pelo vereador Cláudio de Lima (PSB).

Fundada em abril de 1959, a escola oferece das séries finais do ensino fundamental até o ensino médio, além de formação técnica e educação de jovens e adultos. Atualmente, conta com 530 alunos e, aproximadamente, 50 funcionários e funciona nos três turnos.

O proponente da cerimônia falou que a escola foi idealizada para atender ao bairro do Lar Gaúcho, mas se tornou referência na cidade por sua grade curricular dinâmica e inovadora. Ele fez menção ao curso técnico em informática integrado ao ensino médio, que existe desde 2015 e oferece qualificação profissional aos estudantes. Além disso, ressaltou a união entre os professores e funcionários do colégio com o bairro.

De Lima enfatizou, ainda, o sentimento de integração e de respeito que percebeu entre a comunidade escolar. Por fim, afirmou que a cidade e a região agradecem a existência e as atividades da escola.

A diretora, professora Rosaura de Freitas Ulguim, afirmou que, apesar dos percalços enfrentados, a instituição se mantém firme no propósito de oferecer um ensino de qualidade. Ao destacar que os trabalhadores em educação não medem esforço para manter a qualidade do colégio, a gestora agradeceu ao desempenho de todos que passaram e que ainda estão no Silva Paes.

Em seu discurso, ela resgatou a trajetória da escola lembrando do pioneirismo de ofertar o ensino médio para jovens e adolescentes há mais de vinte anos. Também citou a implantação do ensino médio em 2010 e do curso técnico em informática em 2015. Em tempos difíceis para a educação, a diretora enfatizou o valor imensurável da homenagem.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de falar e demonstrar a sua relação com a instituição de ensino. A aluna do curso de informática, Beatriz Soares, está há anos no Silva Paes e agradeceu aos professores e aos amigos que fez durante a trajetória escolar. Já o prefeito Alexandre Lindenmeyer parabenizou a escola pelo aniversário e pela dedicação do corpo docente e dos trabalhadores em educação que participaram da formação de jovens, adolescentes e adultos.

Após os pronunciamentos, a Câmara entregou a homenagem da escola às vice-diretoras Janaína Martins, Maria Coelho e Maria Aguiar e à diretora Rosaura..

A sessão especial foi presidida pelo vereador Edson Lopes (PT). Além das autoridades já citadas, estiveram presentes a vereadora Professora Denise Marques (PT); a coordenadora regional de educação, Greici Kaus; o ex-diretor da escola, Homero Fazio e o presidente da associação dos moradores do conjunto habitacional do Lar Gaúcho, Acácio de Souza.